Subclasses do CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas
A CNAE, Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é a classificação oficialmente adotada pelo Sistema Estatístico Nacional na produção de estatísticas por tipo de atividade econômica, e pela Administração Pública, na identificação da atividade econômica em cadastros e registros de pessoa jurídica. A CNAE não faz distinção entre tipo de propriedade, natureza jurídica, tamanho do negócio e modo de operação, uma vez que tais critérios não interferem na caracterização da atividade em si.
O IBGE é o órgão gestor da CNAE, responsável pela documentação da classificação, desenvolvimento dos instrumentos de apoio, disseminação e atendimento aos usuários sobre a aplicação da classificação. Compete-lhe ainda a manutenção da classificação e a condução dos processos de revisão.
Exceptuando as subclasses, que estão na versão 2.2, a presente versão 2.0, resultante da revisão 2007, substituiu a 1.0. Essa versão é uma classificação organizada de forma hierárquica com cinco níveis, 21 seções, 87 divisões, 285 grupos, 673 classes e 1301 subclasses. As subclasses são definidas para uso da Administração Pública.
1. Seção: INDÚSTRIAS DE TRANSFORMAÇÃO 2. Divisão: FABRICAÇÃO DE COQUE, DE PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO E DE BIOCOMBUSTÍVEIS 3. Grupo: FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DERIVADOS DO PETRÓLEO 4. Classe: FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DO REFINO DE PETRÓLEO 5. Subclasse 6. Atividade econômica
Para mais informações, acesse https://cnae.ibge.gov.br/images/concla/documentacao/CNAE20_Introducao.pdf
ID | Descrição | Observações |
---|---|---|
1921700 | FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DO REFINO DE PETRÓLEO | Esta subclasse compreende - a fabricação de produtos do refino do petróleo: gás liqüefeito do petróleo (GLP) gasolina, nafta, gás de nafta craqueada, querosene de aviação, querosene comum, óleo diesel, óleo combustível, gasóleo, gases residuais, parafina, óleos lubrificantes básicos, asfalto (cimento asfáltico), coque de petróleo, alcatrão de petróleo, outros resíduos de petróleo, etc. Esta subclasse compreende ainda - a obtenção de produtos a partir de minerais betuminosos (xisto e areias betuminosas) Esta subclasse NÃO compreende - a exploração de jazidas de petróleo e gás para obtenção de petróleo cru e gás natural (0600-0/01) - a produção de combustíveis realizada por centrais petroquímicas (1922-5/99) - a formulação de combustíveis (gasolina A e óleo diesel) a partir da mistura de correntes de hidrocarbonetos (1922-5/01) - a atividade de rerrefino de óleos lubrificantes usados ou contaminados (1922-5/02) - a fabricação de produtos petroquímicos básicos (2021-5/00) - a fabricação de aditivos de uso industrial (2093-2/00) - a fabricação de artigos de asfalto (2399-1/99) - a fabricação de gás de nafta craqueada associada à distribuição (3520-4/01) - a mistura de combustíveis com aditivos efetuada pelas distribuidoras (4681-8/01) O refino de petróleo compreende um conjunto de processos físicos e químicos tais como destilação, craqueamento, reforma, coqueamento, extração, entre outros, com o objetivo de transformar o óleo cru em produtos utilizáveis. |
ID | Descrição | Observações |